Após dois anos de formada, a egressa do curso de Medicina da UNIVALE e extensionista do programa Rede Solidária Natureza Viva, Marcely Soares, retorna às suas raízes no programa, agora como médica.
Marcely, que foi parte da primeira turma de Medicina da instituição, está de volta ao programa que a viu crescer, trazendo consigo a bagagem de sua formação e uma vontade renovada de contribuir para a saúde e qualidade de vida dos integrantes da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Natureza Viva (Ascanavi).
A médica, que agora está realizando uma residência em Medicina da Família, reencontrou o programa através da professora Elaine Scherrer, do curso de Medicina da UNIVALE. Scherrer expressou sua alegria em receber Marcely de volta, destacando a evolução da médica desde os tempos em que começaram juntas na Ascanavi. “É uma alegria saber que uma pessoa que começou conosco na Ascanavi nos procurou para contribuir com esse programa grandioso”, disse.
Silvana Amorim, coordenadora da Ascanavi, também está entusiasmada com o retorno de Marcely. Ela enfatiza que a presença da médica será de grande contribuição. “Vai contribuir muito”, ressaltou Amorim, apontando para o potencial da médica em melhorar a qualidade de vida e saúde dos associados da Ascanavi.
Agora, como médica, Marcely expressa sua gratidão por poder voltar e ajudar: “É muito gratificante conseguir voltar e ver a realidade dessas pessoas. Sinto gratidão por poder ajudar”.
O programa de extensão
O programa de extensão Rede Solidária Natureza Viva, da UNIVALE, tem o objetivo de fortalecer não apenas a Ascanavi, mas também conscientizar sobre os benefícios da reciclagem tanto para o meio ambiente quanto para aqueles que retiram a renda dos materiais recolhidos em Governador Valadares.
Desde 2017, diversos cursos da UNIVALE prestam serviços à associação, como Odontologia, Enfermagem, Engenharia Civil e Ambiental, Medicina, entre outros. O programa busca promover a educação para uma rede solidária e dialógica entre a instituição, as associações e o município, além da promoção da saúde e qualidade de vida dos catadores associados.
Veja também a matéria da UNIVALE TV