Alunos de Enfermagem da Univale prestando atendimento em encontro de escoteiros

Alunos de Enfermagem prestam atendimentos em encontro de escoteiros da região

18 junho, 2024

Estudantes da Liga Acadêmica de Urgência, Emergência e Enfermagem deram orientações de prevenção aos escoteiros, e realizaram atendimentos de primeiros socorros a pequenos acidentes

Alunos do curso de Enfermagem da UNIVALE prestaram atendimentos neste sábado (15) a cerca de 100 jovens, com idades entre 10 e 18 anos, que participaram do Acampamento Distrital Inter Patrulhas (Adip), encontro de escoteiros da região. A competição de técnicas de escotismo aconteceu no Colégio Presbiteriano de Governador Valadares, com crianças e adolescentes da cidade sede e dos municípios de Ipatinga, São João Evangelista, Engenheiro Caldas, Coronel Fabriciano e Itabira.

O Adip foi organizado pelo Grupo de Escoteiros Pedra Negra, de Valadares, em parceria com o Distrito Escoteiro do Vale do Aço. No convite ao curso de Enfermagem da UNIVALE, a presidente do grupo Pedra Negra, Valéria Paulina de Oliveira, pediu a presença de voluntários para prestar atendimentos aos escoteiros, pois as atividades seriam realizadas com exposição ao sol, com riscos de mal-estar e desidratação.

“O escotismo é um movimento educacional mundial, que busca contribuir para a formação de jovens mais conscientes, autônomos, solidários e responsáveis. Por meio de atividades lúdicas, desafios e experiências ao ar livre, o escotismo busca desenvolver habilidades físicas, intelectuais, espirituais, sociais e afetivas, além de fomentar valores como respeito, amizade, cooperação, honra e disciplina”, destacou Valéria, no convite feito à universidade.

Os alunos que acompanharam o encontro de escoteiros fazem parte da Liga Acadêmica de Urgência, Emergência e Enfermagem (Latenf), e atuaram sob a supervisão do professor Mauro Lúcio de Oliveira Júnior. Foram prestados atendimentos de primeiros socorros a pequenos acidentes, como cortes, ferimentos leves e contusões de baixo impacto. Os estudantes também orientaram os escoteiros sobre medidas de prevenção.

“Os estudantes tiveram grandes aprendizados durante a participação em todo o evento, no qual eles destacaram a oportunidade de colocar em prática o conhecimento teórico adquirido na universidade, no curso de Enfermagem. Os alunos apontaram também, durante a participação em eventos desta natureza, acerca da necessidade da presença do profissional enfermeiro, com o objetivo de estar disponível para prestar atendimentos de urgência e emergência, no caso, quando houver necessidade”, salientou o professor.