Foto mostra barco com migrantes refugiados, navegando no mar

Seminário Internacional discute questões locais e contexto global de fluxos migratórios

27 junho, 2023

Debates sobre fluxos migratórios abordarão temas como transformações nos territórios para onde os brasileiros vão, condições dos movimentos de mobilidade humana e deportações

A UNIVALE realiza entre quinta e sexta-feira (dias 29 e 30) o 5º Seminário Internacional Ligações Migratórias Contemporâneas, com organização do Núcleo de Estudos sobre Desenvolvimento Regional (Neder) e do mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT). Coordenadora do Seminário, a professora Sueli Siqueira – uma referência nacional em estudos migratórios – salienta que os debates sobre fluxos migratórios tratarão de questões locais, mas também dos contextos globais acerca de deslocamentos humanos.

Professora Sueli Siqueira, pesquisadora de referência nacional sobre fluxos migratórios

“Não tem como abordar o local, sem pensar no contexto global. Toda nossa temática trabalha as questões estruturais que definem esses fluxos migratórios. E são questões não só nacionais, são questões que envolvem aspectos internacionais também. Como estamos aqui, a gente aborda as questões locais, porque o GIT estuda o território de um modo geral, mas trabalhando as questões locais. O evento trabalha os aspectos locais, dentro do contexto global da mobilidade humana, que são os movimentos migratórios”, afirmou a professora.

A palestra de abertura será às 19h30 de quinta-feira, com o migrólogo português Jorge Macaísta Malheiros – do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (Igot), da Universidade de Lisboa (UL) – falando a respeito das novas modalidades migratórias do Século XXI. Em seguida haverá o lançamento do livro “Conflitos no campo – Brasil 2022”, organizado pela Comissão Pastoral da Terra (CPT).

Na sexta-feira serão realizadas duas mesas redondas sobre fluxos migratórios. A primeira, às 9h, traz o tema “Repensando mobilidades e imobilidades de brasileiros pelo mundo”, e a segunda, às 14h, discutirá “Abordagens interseccionais nas migrações contemporâneas do e para o Brasil”. Os debates serão feitos por professores de instituições como UNIVALE, Igot/UL, UFJF-GV, PUC-MG, Ufes e Cefet-MG, e em pauta estarão temas como transformações nos territórios para onde os brasileiros vão, condições dos movimentos migratórios e deportações.

“Deportação sempre existiu, desde a década de 1960 a gente tem notícia. Mas isso se intensifica ou reduz de acordo com a demanda do mercado de trabalho lá. Quando eles têm um mercado de trabalho que demanda muita mão de obra, eles afrouxam mais isso. Mas quando há crise na economia e não há necessidade de mão de obra, o migrante não é desejado e aumentam as deportações. E recentemente também houve questões ligadas à xenofobia durante o governo de Donald Trump, não observando questões relacionadas aos direitos humanos nessas deportações”, comentou Sueli Siqueira.

Cartaz com programação do 5º Seminário Internacional Ligações Migratórias Contemporâneas
Serão dois dias de discussões sobre fluxos migratórios