O INMA é uma instituição científica, tecnológica e de inovação, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC)
Professores da UNIVALE vinculados ao Observatório Interdisciplinar do Território (Obit), laboratório de pesquisas do mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT), participaram de um encontro com pesquisadores do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), em Santa Teresa, no Espírito Santo. Durante dois dias (14 e 15 de maio), UNIVALE e INMA discutiram estudos relacionados à recuperação da Bacia do Rio Doce no processo de repactuação do desastre da mineradora Samarco, ocorrido em 2015 no município de Mariana, conforme explica a coordenadora do Obit, professora Cristiane Mendes Netto.

Além dela, representaram a instituição o coordenador do GIT, professor Haruf Salmen Espindola, professores visitantes Eunice Nodari e Luiz Oosterbeek, o professor colaborador Diego Jeangregório e o pesquisador e professor bolsista de pós-doutorado, Leandro Eustáquio Gomes. Dirigido pelo pesquisador capixaba Sérgio Lucena, o INMA, salienta Cristiane Mendes, é uma instituição científica, tecnológica e de inovação, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
No primeiro dia da agenda com o INMA, o professor Haruf ministrou uma palestra com transmissão on-line, com o tema “Bacia do Rio Doce: passado, presente e futuro. Os desafios para a sociobiodiversidade”. Após a conversa houve um momento de perguntas e debates, com presença do egresso do GIT e ex-prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira, atualmente trabalhando no Ministério da Saúde.
Você pode se interessar por:
- Portaria GIT Nº 004/ 2025 — Recompõe os membros da Comissão de Bolsas do PPG GIT/Univale, para seleção de beneficiários para as cotas de bolsa CAPES do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP); do programa de Redução de Assimetrias da Pós-Graduação (PRAPG); de cota da FAPEMIG do Programa de Apoio à Pós-Graduação (PAPG); e de bolsas e benefícios concedidos pela FPF/Univale
- Portaria GIT Nº 06/2025 — Designa Comissão Examinadora do Exame de Proficiência de Língua Estrangeira no âmbito do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Gestão Integrada do Território da Universidade Vale do Rio Doce
- Direito da UNIVALE discute Justiça Restaurativa na resolução de conflitos

“Foi uma palestra muito elogiada, as pessoas estavam muito atentas. O professor Haruf tem um conhecimento de estudo e pesquisa sobre esse território e deixou todo mundo muito entusiasmado e satisfeito, por aprender sobre isso com ele. Ao final desse momento, a gente teve uma fala do professor Diego, do curso de Direito e colaborador do Obit, falando sobre ações que têm sido feitas até o momento, em quase 10 anos do desastre. E muitas ações não têm atendido à expectativa dos atingidos desse desastre”, comentou a professora Cristiane.
No segundo dia houve uma reunião de trabalho entre as equipes da UNIVALE e do INMA, relata a coordenadora do Obit. “Foi um evento mais restrito, mas os pesquisadores do INMA puderam se apresentar, e fizemos uma discussão sobre ações e parcerias que podem ser feitas pelo INMA e pela UNIVALE, por meio do GIT. Ao longo desses dois dias tivemos a oportunidade de conhecer o espaço do INMA, os estudos e pesquisas que eles realizam nas áreas de botânica e fauna”, frisou.
Cristiane Mendes também fez uma apresentação sobre o trabalho desenvolvido no Obit, apontando a importância de dissertações produzidas ao longo dos 15 anos do programa de mestrado. “Falamos das temáticas, dos pesquisadores e das localidades que foram estudadas. Tudo isso foi compartilhado com os presentes, e divulgamos também o mestrado em Gestão Integrada do Território, com sua característica interdisciplinar. Falamos do nosso corpo docente e quais nossas linhas de pesquisa. Isso foi destacado, e foi uma divulgação importante para o programa”, concluiu a docente.
