PortugueseSpanishEnglish
Marca da Univale azul em fundo branco
Menu
Foto de atividade de júri simulado sobre behaviorismo, do curso de Pedagogia

Behaviorismo e educação no júri: uma experiência de aprendizagem ativa no curso de Pedagogia da UNIVALE

22 setembro, 2026

Durante o júri, as estudantes mobilizaram conhecimentos teóricos e os relacionaram à prática pedagógica

Foto de atividade de júri simulado sobre behaviorismo, do curso de Pedagogia

O uso de metodologias ativas a partir de novas perspectivas pedagógicas, mais uma vez, tem permeado o processo de ensino e aprendizagem no curso de Pedagogia da UNIVALE, contribuindo essencialmente para a formação das futuras pedagogas. Uma das evidências disso é que, no dia 9 deste mês, a turma do 3º período do curso teve a oportunidade de protagonizar seus conhecimentos em um júri simulado, promovido como atividade avaliativa na disciplina de Psicologia da Educação. A temática proposta se pautou no comportamentalismo (behaviorismo) e nas relações que essa teoria estabelece com a educação.

A atividade foi construída ao longo de diferentes etapas: discussões e estudos em sala de aula, apreciação de vídeos, aprofundamento teórico em outros espaços, divisão dos grupos de defesa e acusação, definição da representação de juízes, planejamento, elaboração das teses, preparação das falas das testemunhas e da réplica das partes.

Durante o júri, as estudantes mobilizaram conhecimentos teóricos e os relacionaram à prática pedagógica, tendo em vista que já estão realizando os estágios, e ainda tiveram oportunidade para argumentar, defender diferentes perspectivas e dialogar de forma crítica sobre o behaviorismo no contexto educacional. O momento contou com a presença de docentes do curso, como a coordenadora Wildma Mesquita Silva, e também Guilherme Rodrigues dos Santos, Karine Keily Rangel Teixeira e Luiza Souza Freitas, que atuaram como especialistas da educação – ao apresentarem feedbacks, elas contribuíram para o “veredito” das juízas.

Foto de atividade de júri simulado sobre behaviorismo, do curso de Pedagogia

A proposta do júri constitui-se como uma experiência muito significativa, que possibilitou o desenvolvimento de diversas habilidades e competências, como argumentação, comunicação, trabalho em equipe, pensamento crítico, autonomia, capacidade de síntese e articulação entre teoria e prática. Essa afirmativa ficou evidenciada no relato de estudantes da turma.

A aluna Dulce Adriane Santos Silva considerou que participar do júri simulado sobre o behaviorismo, na disciplina de Psicologia da Educação, foi uma experiência muito importante para avaliar sua formação, ao mesmo tempo em que a provocou a refletir.

“A atividade não foi apenas uma forma de avaliação, mas também uma oportunidade de conhecer melhor essa teoria e refletir sobre sua influência no ambiente escolar. A experiência como juíza me fez refletir sobre a diferença entre modelar o comportamento e educar. Na minha opinião, o professor precisa conhecer e organizar o processo educacional de maneira sistemática, mas também deve compreender o aluno como um indivíduo que possui sentimentos, experiências, dificuldades e diferentes formas de aprender”, afirmou Dulce.

A estudante Zilda Mendes avaliou que a participação em um júri simulado foi desafiadora, mas ela ressalta que a experiência proporcionou muitos aprendizados. “O posicionamento diante daquilo que realmente defendemos e acreditamos me trouxe uma grande reflexão acerca dos nossos sentimentos. A certeza de que eu estava no caminho certo fazia com que me colocasse em uma postura que parecia real. Pude ver, através de uma dinâmica como essa, o quanto ensinamos e aprendemos. Isso me fez muito bem”, declarou Zilda.

Diante de todas as vivências, pode-se inferir que, mais do que uma atividade avaliativa do curso de Pedagogia da UNIVALE, o júri simulado constituiu-se como uma experiência de aprendizagem ativa, colaborativa e significativa, contribuindo de maneira efetiva para a construção de conhecimento das estudantes acerca do desenvolvimento e da aprendizagem dos seus futuros educandos.

Foto de atividade de júri simulado sobre behaviorismo, do curso de Pedagogia

Gostou? Compartilhe!

Assine nossa newsletter


Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.

"*" indica campos obrigatórios

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Nome*

Você também pode se interessar por:

Logo Selo ODS Educação - Ciclo 2025Selo Rede ODS Brasilselo UNESCO MOST BRIDGESSelo Brave, concedido pela Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai),selo de responsabilidade social das IES 2025 - 2026
UNIVALE
Cursos
Campus Armando Vieira

Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 – Vila Bretas, CEP: 35030-260, Governador Valadares/MG
(33) 3279-5200
Campus Antônio Rodrigues Coelho

Rua Israel Pinheiro, 2000 – Universitário, CEP: 35020-220, Governador Valadares/MG  
(33) 3279-5500Outros endereçosContatos
®Copyright 2000 – 2026 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5500 / (33) 3279-5200 | CNPJ: 20.611.810/0001-91
magnifiercrossmenuchevron-down