
O livro “Caminhos para o Protagonismo Feminino”, da professora paranaense Luciana Panke e publicado pela UNIVALE Editora, foi uma das obras escolhidas para lançamento no 11º Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica), que acontecerá entre os dias 14 e 16 deste mês, na Universidade Católica de Pernambuco.
Segundo a organização do Compolítica, foram escolhidas oito obras – entre elas o livro publicado pela UNIVALE Editora – que fortalecem o pensamento crítico e ampliam os debates na área da comunicação e política no Brasil. Em “Caminhos para o Protagonismo Feminino”, a professora Luciana Panke apresenta reflexões profundas sobre o papel da mulher no fortalecimento de sua voz e presença na sociedade. A autora destaca que, para que mais mulheres conquistem mandatos eletivos na política, primeiramente é preciso naturalizar a presença feminina em postos de comando e de tomada de decisões.
Publicada primeiramente na Espanha, a versão em português de “Caminhos para o Protagonismo Feminino” já teve, antes do Compolítica, outros dois eventos de lançamento, ambos em março, celebrando o Dia Internacional das Mulheres (8 de março), o primeiro deles na UNIVALE, no dia 11, e o segundo em Curitiba, no dia 31.
Você pode se interessar por:
- Projeto Fala Jovem discute violência e redes sociais com alunos da Escola Israel Pinheiro
- Edital UNIVALE Nº 048/2025 — Processo Seletivo de Estudantes Extensionistas para o Programa de Extensão (PGE) Centro de Atendimento Interdisciplinar em Geriatria e Gerontologia (CAIGE)
- Edital UNIVALE Nº 047/2025 — Processo Seletivo de Transferência Externa Facultativa para os Cursos de Graduação Presencial e EaD - 2º Semestre 2025

“Acho fundamental produzir trabalhos que sejam além do mundo acadêmico, pesquisas que as pessoas possam acessar e compreender. Este livro traz resultados de um estudo sobre a participação das mulheres durante a pandemia e como elas se destacaram em posições de liderança”, afirmou Luciana, durante o lançamento realizado na UNIVALE.
A edição brasileira do livro está disponível para download gratuito no site da UNIVALE Editora e promete ampliar a discussão nacional sobre misoginia, lideranças femininas e o impacto da pandemia no protagonismo das mulheres. A versão impressa pode ser adquirida na UNIVALE Editora.
Sobre a autora
Doutora em Ciências da Comunicação, com pós-doutorado em Comunicação Política, Luciana Panke é professora do mestrado e doutorado na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pesquisadora convidada por diversas universidades ibero-americanas. Bolsista produtividade CNPq, foi eleita em 2016 uma das 12 mulheres mais influentes na comunicação política pela The Washington Academy of Political Arts & Sciences e, em 2020, recebeu o prêmio “Excelência no Ensino na Comunicação Política”. É também autora de “Campanhas eleitorais para mulheres” e “Lula, do sindicalismo à reeleição”, publicados no Brasil, Argentina e México.

Sobre o Compolítica
Realizado de forma bianual, o Compolítica chega à 11ª edição com o tema “Ciência Aberta, Humanidades Digitais e monetização de dados: desafios democráticos e epistemológicos para a pesquisa em Comunicação e Política”. Durante os três dias do congresso, conforme a organização do evento, as palestras, oficinas, mesas redondas e Grupos de Trabalho se dedicarão a propor uma nova formatação para o desenvolvimento da Ciência, e, ao mesmo tempo, estimular os participantes a pensar em formas de democratizar a Ciência e o conhecimento nesse contexto de economia de dados e do crescimento de sistemas de Inteligência Artificial.