
O livro “Caminhos para o Protagonismo Feminino”, da professora paranaense Luciana Panke e publicado pela UNIVALE Editora, foi uma das obras escolhidas para lançamento no 11º Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica), que acontecerá entre os dias 14 e 16 deste mês, na Universidade Católica de Pernambuco.
Segundo a organização do Compolítica, foram escolhidas oito obras – entre elas o livro publicado pela UNIVALE Editora – que fortalecem o pensamento crítico e ampliam os debates na área da comunicação e política no Brasil. Em “Caminhos para o Protagonismo Feminino”, a professora Luciana Panke apresenta reflexões profundas sobre o papel da mulher no fortalecimento de sua voz e presença na sociedade. A autora destaca que, para que mais mulheres conquistem mandatos eletivos na política, primeiramente é preciso naturalizar a presença feminina em postos de comando e de tomada de decisões.
Publicada primeiramente na Espanha, a versão em português de “Caminhos para o Protagonismo Feminino” já teve, antes do Compolítica, outros dois eventos de lançamento, ambos em março, celebrando o Dia Internacional das Mulheres (8 de março), o primeiro deles na UNIVALE, no dia 11, e o segundo em Curitiba, no dia 31.
Você pode se interessar por:
- Professor de Direito tem artigo publicado em revista internacional
- Professora da UNIVALE discute fomento à Engenharia em seminário do Crea-MG
- Edital UNIVALE Nº 093/2025 — Processo Seletivo para ingresso no Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Gestão Integrada do Território, nível de Mestrado Acadêmico Interdisciplinar, da Universidade Vale do Rio Doce

“Acho fundamental produzir trabalhos que sejam além do mundo acadêmico, pesquisas que as pessoas possam acessar e compreender. Este livro traz resultados de um estudo sobre a participação das mulheres durante a pandemia e como elas se destacaram em posições de liderança”, afirmou Luciana, durante o lançamento realizado na UNIVALE.
A edição brasileira do livro está disponível para download gratuito no site da UNIVALE Editora e promete ampliar a discussão nacional sobre misoginia, lideranças femininas e o impacto da pandemia no protagonismo das mulheres. A versão impressa pode ser adquirida na UNIVALE Editora.
Sobre a autora
Doutora em Ciências da Comunicação, com pós-doutorado em Comunicação Política, Luciana Panke é professora do mestrado e doutorado na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pesquisadora convidada por diversas universidades ibero-americanas. Bolsista produtividade CNPq, foi eleita em 2016 uma das 12 mulheres mais influentes na comunicação política pela The Washington Academy of Political Arts & Sciences e, em 2020, recebeu o prêmio “Excelência no Ensino na Comunicação Política”. É também autora de “Campanhas eleitorais para mulheres” e “Lula, do sindicalismo à reeleição”, publicados no Brasil, Argentina e México.

Sobre o Compolítica
Realizado de forma bianual, o Compolítica chega à 11ª edição com o tema “Ciência Aberta, Humanidades Digitais e monetização de dados: desafios democráticos e epistemológicos para a pesquisa em Comunicação e Política”. Durante os três dias do congresso, conforme a organização do evento, as palestras, oficinas, mesas redondas e Grupos de Trabalho se dedicarão a propor uma nova formatação para o desenvolvimento da Ciência, e, ao mesmo tempo, estimular os participantes a pensar em formas de democratizar a Ciência e o conhecimento nesse contexto de economia de dados e do crescimento de sistemas de Inteligência Artificial.