Pintura de faixa durante evento de Comunicação Popular

Mostra de Comunicação Popular valoriza artistas que produzem a paisagem urbana

16 junho, 2023

Cartazes de supermercado, grafites, faixas e até a pichação em muros da cidade. Todas essas formas de comunicação visual fazem parte da paisagem urbana, e para valorizar as pessoas que produzem essas manifestações, além das obras em si, alunos dos dois primeiros períodos dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda da UNIVALE apresentaram fotografias, pinturas e até documentários durante o evento Comunicação Popular, realizado no hall do edifício ED2, no campus II, entre os dias 14 e 16 deste mês.

Emerson Eller é o professor responsável por orientar os alunos, e destaca que toda a produção foi organizada pelos próprios estudantes. “Os alunos se organizaram em grupos, divididos por afinidades com as tarefas, um grupo fez entrevista, outro fez trabalho de curadoria das fotografias que os alunos fizeram. Outro foi responsável pela organização do evento em si, e outro grupo responsável pela divulgação de tudo que eles fizeram. Meu trabalho foi orientar e dar autonomia para que eles pudessem executar as ideias da melhor maneira possível. Por isso a gente consegue perceber atividades que estão separadas, mas que se relacionam”, afirmou Emerson.

Aluna de Publicidade e Propaganda, Lua Meira acrescenta que o evento de Comunicação Popular permitiu a valorização de artistas da cidade, com exposição sobre suas vidas e obras. “Essa arte, que a gente está expondo aqui, muitas vezes passa despercebida. Muita gente ainda não vê como arte, inclusive. Está sendo bem legal por isso”, observou a estudante.

A exposição, acrescenta o docente, faz parte do Projeto Integrador de Curso e é uma devolutiva à comunidade, reunindo ensino, pesquisa e extensão, e demonstrando o envolvimento dos cursos com a comunidade, além dos muros da instituição. “A gente pode falar de cartazistas, de grafites, pichação, pinturas de fachadas. E cada uma dessas atividades tem profissionais voltados para elas, como o pintor de letras e o cartazista, que faz cartaz de supermercado ou de anúncio de venda de uma casa. Esse nome de Comunicação Popular vem dessa referência à comunicação que é feita de maneira informal. Não são pessoas, no geral, formadas em Design ou Publicidade. São pessoas que aprenderam com mestres do ofício, ou em cursos técnicos que às vezes nem existem mais. É uma maneira de dar visibilidade e resgatar essas atividades”, enfatizou o professor.