Sumário
Universidade distribuiu mais 16 bolsas de ensino no evento, sendo cinco com 100% de desconto
Mais uma vez a UNIVALE teve inscrições de cerca de 2 mil alunos de ensino médio para a nova edição da Mostra de Profissões – Pensando no futuro. Esses jovens vieram de aproximadamente 120 escolas, de mais de 60 cidades e distritos de toda a região, para conhecer os estandes com apresentações dos cursos de graduação, visitar laboratórios, ver o show de Bel Villela, fazer teste de carreira e a prova de vestibular e, o destaque da manhã de sábado (26): concorrer a bolsas de estudo, com 50% ou 100% de desconto, válidas para qualquer curso da instituição, exceto Medicina. Das 16 bolsas distribuídas, cinco foram integrais.
A reitora da universidade, professora Lissandra Lopes Coelho Rocha, avalia a Mostra de Profissões como o evento mais importante entre os realizados pela UNIVALE. E a entrega de bolsas de estudo, ela acrescenta, reforça o caráter comunitário da instituição.
“Este é o evento mais importante da UNIVALE. A gente entende a dúvida e a ansiedade que esses jovens passam. Quando a gente organiza nossa Mostra de Profissões, é para ajudá-los na escolha, para que eles façam uma escolha consciente. E também para que eles possam vivenciar a experiência do que é estudar em uma universidade. Queremos recebê-los para mostrar que esse lugar é deles, que aqui tem espaço para eles. Estou muito realizada, porque a gente consegue contribuir com as bolsas, enquanto instituição comunitária”, declarou a reitora.
Mostra de Profissões: o início da realização de sonhos
Há dois anos, Sheylla de Oliveira Silva era uma das alunas conhecendo pela primeira vez um campus universitário. Vinda de São Geraldo do Baixio para a Mostra de Profissões de 2022, ela pensava em fazer faculdade de Direito. Ao conhecer o estande de Pedagogia, ela mudou de ideia, e hoje é aluna do 4º período do curso. Naquele ano, ela foi uma das contempladas no sorteio de bolsas, e conquistou uma de 50%.
“Quando eu estive aqui, eu queria estudar Direito. Foi na Mostra de Profissões que eu decidi cursar Pedagogia, porque fui muito bem recebida pelos alunos que estavam aqui no estande. Eu achava que o diploma de Pedagogia era só para atuar como professora, mas na Mostra de Profissões eu vi que há um leque de várias opções em que posso trabalhar e me relacionar, vi coisas muito legais aqui. Ganhar a bolsa foi uma experiência muito legal, porque eu nunca tinha entrado em uma universidade quando vim aqui com minha escola. Foi algo muito novo e me apaixonei pelo lugar também. Se eu não tivesse ganhado uma bolsa, acho que estaria aqui do mesmo jeito, porque gostei muito da universidade. Mas ganhar a bolsa foi bem melhor”, disse Sheylla.
Neste ano, três das bolsas de estudo distribuídas pela UNIVALE foram para alunos da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, de Central de Minas. Duas dessas bolsas são de 100% de desconto, e uma delas é a de Ketley Lorrane Pereira de Souza, que agora poderá realizar o sonho de estudar em uma faculdade de Direito.
“É meu sonho, desde nova, estudar Direito. Infelizmente eu estava optando por não fazer o curso, porque eu não teria condições. E agora veio a oportunidade. Eu até tinha falado com meu padrasto que eu vi o júri simulado e fiquei muito emocionada, porque vi que era minha vocação e meu sonho, e ele disse que no futuro ia me ajudar a realizar esse sonho. Eu estava quase desistindo, queria ir embora antes do sorteio, e agora eu ganhei. Estou até agora sem acreditar”, afirmou Ketley.
As apresentações dos cursos e de outras instituições ligadas à vida universitária, como as atléticas, podem ajudar os estudantes do ensino médio que ainda não se decidiram quanto a qual carreira seguir. Professor nos cursos de Comunicação da UNIVALE, Bob Villela acredita que a visita aos laboratórios e estúdios de rádio e da UNIVALE TV poderão trazer mais alunos para a universidade.
“Eu dei uma volta bem rápida pelo campus e a gente percebe, na reação das pessoas e nos comentários, que todo mundo está gostando do que está vendo. Isso deixa a gente muito satisfeito. Especificamente falando da nossa área, de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, e Design Gráfico, a gente observa que, quando esses jovens têm contato com os laboratórios, com os professores e com os próprios alunos, que contam suas histórias e vivências, é nesse momento que existe uma vontade de conhecer mais. Essa vontade, tudo indica e a gente espera, vai se redundar em matrículas, em gente que vai conviver e aprender com a gente, trocando experiências com os professores no dia a dia, a partir de 2025”, considera o docente.