A temática escolhida para as oficinas foi “Comunicação Não Violenta”
Nos dias 2 e 4 de outubro e 5 de novembro de 2024, o curso de Pedagogia da Univale realizou oficinas do Círculo de Construção de Paz para estudantes dos 4º, 3º e 2º períodos. A iniciativa integrou as atividades do Seminário Integrador do semestre 2024/2, que teve como temática “Direitos Humanos e Gestão de Conflitos”, alinhando-se ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes. Este objetivo busca promover sociedades pacíficas e inclusivas, assegurar o acesso à justiça e fortalecer instituições responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Os Círculos de Construção de Paz fazem parte das ferramentas da Justiça Restaurativa (JR) e foram conduzidos por Gisela Oliveira e Silva Costa, mestranda no programa de Gestão Integrada do Território e bolsista da Capes, que realizou seu estágio de docência no curso de Pedagogia. Gisela contou com o apoio das voluntárias Thais Cristina e Jéssica Rocha Moura, egressas da Univale, nos cursos de psicologia e pedagogia.
A temática escolhida para os círculos foi “Comunicação Não Violenta”, com o objetivo de criar um espaço seguro para que os estudantes pudessem praticar a observação sem julgamento, expressar sentimentos e necessidades, e fazer pedidos de maneira respeitosa. Segundo Gisela, as oficinas proporcionaram momentos marcantes: “Em todos os círculos houve estudantes que mostraram suas vulnerabilidades, reconheceram faltas e pediram desculpas, favorecendo o diálogo e gerando conexão entre os participantes”.
Ela também destacou que a ferramenta pode ser aplicada em diversos contextos sociais, como famílias, escolas e ambientes de trabalho, promovendo a resolução de conflitos e a comunicação assertiva entre os envolvidos.
Veja as fotos: