O ano de 2023 foi de reconhecimento da excelência do curso de Pedagogia da UNIVALE, que já tinha a nota máxima segundo os critérios do Ministério da Educação (MEC), e agora também recebeu a maior avaliação possível do Guia das Faculdades, publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo (Estadão). Essas conquistas foram celebradas no Luau 5 Estrelas, organizado pelo curso para também comemorar o fim de mais um semestre letivo, como salienta a coordenadora, professora Wildma Mesquita.
“A nossa proposta é fazer o Luau 5 Estrelas em comemoração ao encerramento do semestre e também em comemoração às cinco estrelas que recebemos do Guia do Estadão. Essa é uma aula festiva, para a gente elencar os motivos de gratidão do semestre e colhermos os frutos do nosso trabalho, tanto professores quanto estudantes”, comentou Wildma.
Além de música e poesia, o Luau da Pedagogia foi marcado pela emoção da abertura da cápsula do tempo da turma de 2018, quando estudantes da época escreveram cartas, relatando desejos e expectativas para o futuro. Essas cartas foram enterradas na ocasião e, agora, os ex-alunos, hoje profissionais atuando na área, voltaram à UNIVALE para desenterrá-las e lê-las, comparando os sonhos daquele momento com a realidade de hoje. E também foi a vez dos atuais estudantes escreverem suas cartas, que só serão lidas daqui alguns anos.
“É uma aula de reflexão, também com a cápsula da turma de 2018, que escreveu cartas para o futuro. A turma foi convidada para abrir essa cápsula, e faremos um momento com os estudantes deste semestre, para eles também escreverem desejos, o que eles esperam nos próximos anos para a educação e para própria vida”, disse Wildma.
Autora de uma das cartas de 2018, a egressa Carina Machado retornou à universidade e se emocionou ao reler o que havia escrito. “Eu tinha colocado que era a segunda avaliação máxima consecutiva, e agora recebemos a terceira nota máxima. Eu fico muito feliz de ter feito parte e indico o curso para todo mundo. Sinto muita gratidão por ter feito parte da UNIVALE nesse período. Eu nem lembrava mais o que tinha escrito na minha carta, recebi o convite para desenterrar, e agora esse sentimento de gratidão só aumenta”, afirmou a pedagoga.
Estudante de Pedagogia atualmente na instituição, Andressa Reis teve a oportunidade de escrever para a nova cápsula do tempo do curso. “Daqui a cinco anos eu imagino atuar na área da educação, espero que eu já tenha me formado e esteja no campo. E espero ser a mudança que eu quero que haja na educação. Espero conseguir aplicar, em sala de aula ou onde for que eu estiver, todos os aprendizados daqui”, declarou a aluna.