Plantio de árvore eterniza formatura da 4ª turma de Medicina da UNIVALE

12 dezembro, 2023

O plantio da Árvore de Hipócrates é uma tradição que diversos cursos de Medicina, incluindo o da Universidade Vale do Rio Doce, realizam para eternizar a formatura de seus estudantes. A 4ª turma da UNIVALE, que cola grau em cerimônia na sexta-feira (dia 15), deu continuidade ao costume na manhã desta terça-feira (12), ao plantar a árvore que homenageia o grego Hipócrates, considerado o ‘pai da Medicina ocidental’.

“Esse evento hoje é a eternização da nossa turma. A gente vai deixar nossa história aqui na UNIVALE, por todos esses anos que a gente passou. É nossa marca, que vai ficar aqui para sempre”, resumiu o formando Gustavo Elucci Xavier.

A também aluna de Medicina, Valeska Fedeszen Zarowny, gostou de fazer parte dessa tradição. “É muito interessante isso que a UNIVALE passou a fazer, com o plantio da árvore como uma tradição da formatura da Medicina. Porque é uma forma de eternizar as turmas, cada turma vem plantando uma árvore, e é muito especial ter essa reunião da turma na reta final do curso, esse ‘início do fim’. E é um gesto muito bonito também com a natureza, estou muito feliz por estar aqui”, acrescentou Valeska.

Solenidade de plantio da Árvore de Hipócrates da 4ª Turma de Medicina

A reitora da UNIVALE, professora Lissandra Lopes Coelho Rocha, garante que o simbolismo do momento é emocionante não apenas para os futuros médicos, mas também é marcante para a própria universidade.

“Aqui é o momento em que a gente eterniza a presença dos nossos egressos. Cada turma que se forma marca a história da instituição, e a Medicina sempre tem esse momento simbólico de plantar a árvore e deixar a marca dos estudantes. Sempre que a gente vem até aqui, a gente vê as outras árvores plantadas, e compreende o simbolismo do quanto isso representa para nós. Que esses alunos marquem nossa história, assim como a gente marca a história deles”, disse Lissandra.

Solenidade de plantio da Árvore de Hipócrates da 4ª Turma de Medicina

Professora homenageada da turma de Medicina

Dentro do simbolismo do plantio da árvore, o coordenador do curso, professor Romeo Lages Simões, lembra que o momento sempre homenageia algum docente – neste semestre, a homenageada é a pediatra e professora Paula Leite de Araújo.

“Hoje é uma das etapas da formatura dos nossos alunos do curso de Medicina. Nós criamos uma tradição dentro do curso, com o plantio da Árvore de Hipócrates, que tem uma simbologia muito importante e muito especial para o curso de Medicina. Esse é o momento em que nós eternizamos cada uma das turmas que se formam, e o plantio de cada árvore leva o nome do professor titular da turma que está se formando. No dia de hoje, a quarta turma de Medicina leva o nome da professora Paula. É com muita satisfação que fazemos isso a cada semestre, para eternizar nossos alunos aqui na nossa casa, que é a UNIVALE”, afirmou o coordenador.

A professora Paula Leite agradeceu a homenagem recebida dos alunos da 4ª turma de Medicina da instituição. “Ser homenageada é se sentir prestigiada pelos alunos. Estou lisonjeada demais, porque é um reconhecimento que o trabalho da gente como professora tocou os alunos de alguma maneira durante o curso. Tudo isso nos faz saber que eles estão levando algum ensinamento, algum pedacinho da gente, alguma coisa que fez com que eles se sentissem especiais, e que nos fizessem também se sentir especiais”, declarou a pediatra.