Foto da recepção institucional aos calouros de 2023, no Hermirão, campus 2 da Univale

Recepção aos calouros enfatiza importância da pesquisa e da extensão na vida acadêmica

09 março, 2023

Calouros da Univale foram recebidos com orientações sobre os serviços e setores oferecidos pela instituição

Marcando o início de um novo semestre letivo na Univale, os calouros de 2023 foram recebidos oficialmente pela instituição com apresentações dos setores e serviços da universidade. Na terça-feira (7) a apresentação foi para os novos alunos do campus II, com autoridades acadêmicas enfatizando a importância da pesquisa e da extensão como complementos ao ensino recebido em sala de aula. Na quinta-feira (9) foi a vez da recepção aos calouros do campus I.

Em sua fala aos estudantes, a reitora da Univale, professora Lissandra Lopes Coelho Rocha, aconselhou os calouros a usufruírem de todas as oportunidades que a universidade proporciona, e que a participação em atividades de pesquisa e extensão, no futuro, terá um impacto positivo na vida profissional dos atuais alunos.

“Pensem que esse é um processo, vocês estão aqui preparando o futuro profissional de vocês. Vocês estão realmente acrescentando tudo de melhor que um profissional precisa ter para estar no mercado. Se souberem de algum curso de extensão, não percam. Ou projeto de pesquisa e iniciação científica, experimentem, e também os estágios. Nossa preocupação é que vocês sejam profissionais completos e que experimentem todas as oportunidades, saindo daqui com a certeza do que querem fazer no mercado”, disse a reitora, aos calouros.

Essa também foi a tônica da fala da pró-reitora de Graduação e de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professora Adriana de Oliveira Leite Coelho. Ela enfatizou a importância de participar de atividades como monitorias, estágios não-obrigatórios, trabalho voluntário e iniciação científica. “O ensino de qualidade e completo envolve também a pesquisa e a extensão. É muito importante aproveitar tudo que a universidade oferece. Aproveitem, porque a hora de fazer o currículo de vocês é agora, enquanto vocês estão como alunos de graduação”, afirmou a pró-reitora.

Calouro de Odontologia, Yago Mendes Dias Santana se mostrou muito animado com o início da vida acadêmica. “Espero que os próximos anos sejam de muito aprendizado e experiência. E que eu venha a me desenvolver não apenas como um futuro profissional, mas como alguém que vai levar os valores da instituição comigo para o local de trabalho”, declarou o estudante.