Professor Roberto Carlos recebe título de cidadão honorário em Machacalis

Professor da Univale recebe título de cidadão honorário de Machacalis, em reconhecimento ao trabalho com saúde indígena

07 outubro, 2022

Dentista por formação, pós-doutor e professor do mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT), da Univale, Roberto Carlos de Oliveira será homenageado nesta sexta-feira (7) pela Câmara de Machacalis, onde receberá o título de Cidadão Honorário com reconhecimento ao trabalho com saúde indígena junto ao povo maxakali na região. A sessão solene será às 19h e a homenagem foi proposta pelo vereador João Paulo Pereira Celestino.

Docente também no curso de Medicina, Roberto Carlos articulou com a Prefeitura de Machacalis o Internato Curricular Obrigatório com oito alunos do 12º período do curso, desenvolvendo prestação de serviços da saúde junto às Estratégias de Saúde da Família, Hospital Cura D’Ars, Polo Base Tipo II Machacalis e ações nas comunidades maxakali de Água Boa e Pradinho.

Atuação em Machacalis

Professor Roberto Carlos em aldeia no município de Machacalis, com rosto pintado segundo costumes do povo maxakali

Entre outras ações no município, Roberto Carlos coordenou força-tarefa para o enfrentamento da desnutrição nas crianças indígenas em 2005, e também atuou como consultor da Secretaria Municipal de Saúde de maio de 2020 a março de 2021, realizando atividades junto ao Comitê de Operações de Emergência em Saúde para o enfrentamento da pandemia da Covid-19.

“O meu contato com os maxakali começou em 1997, quando era coordenador do curso de Odontologia da Univale. De lá para os dias de hoje, essa honraria penso que é consequência de minha dedicação e trabalho junto aos povos indígenas maxakali. Eu me sinto honrado e muito feliz pelo reconhecimento do nosso trabalho”, declarou Roberto Carlos.

Combate à covid-19 no município

Roberto Carlos participou de documentário sobre o combate à covid-19 em Machacalis