Por: Natalia Lima Amaral
Doutorando no Dundalk Institute of Technology, na Irlanda, Samuel Perpétuo é egresso do mestrado GIT e segue engajado em diversas oportunidades. Recentemente ele ingressou no projeto nacional N-TUTORR (National Technological University TransfOrmation for Recovery and Resilience), uma colaboração inovadora do setor de ensino superior tecnológico na Irlanda, que busca capacitar e transformar a experiência de alunos, além de implementar ecossistemas digitais sustentáveis. O N-TUTORR é composto por sete parceiros de ensino superior, sendo o Dundalk Institute of Technology (DkIT) um deles.
Os primeiros meses foram dedicados para treinamentos, sendo que no final de setembro e início deste mês foi realizado um dia das sociedades, dentro da área de educação para a sustentabilidade, voltado para a criação de um green committee, ou Comitê Verde, na universidade. Com o objetivo de promover um campus mais sustentável e voltado para questões ambientais, diversas assinaturas de pessoas interessadas na iniciativa foram recolhidas e as atividades irão começar em breve.
“O meu papel, como Student Champion, é promover a sustentabilidade aqui no meu campus. Portanto, também estou envolvido em um outro projeto do N-TUTORR, que é ‘Tiktok para a sustentabilidade’. Tivemos uma conferência mês passado e pude falar um pouco sobre esse projeto, que minhas supervisoras inscreveram para participar. O Tiktok, hoje, é uma ferramenta super usada pelo público mais jovem e tem uma potência muito grande se atrelado à promoção da sustentabilidade”, comentou Samuel.
O egresso também explicou que cada universidade elege um número de estudantes para a competição, os Student Champions, que irão trabalhar durante 10 meses com o apoio de uma fellowship: uma segunda bolsa de estudos no valor de 3 mil euros. “Esse é um projeto que está acontecendo e começou em julho deste ano, previsto para concluir em maio de 2024. Vamos trabalhar dentro de temáticas, como educação para inclusão e diversos outros. A minha modalidade é educação para a sustentabilidade, relacionada ao meu doutorado, que é voltado para a educação ambiental e a ciência cidadã”, comentou.
A professora do GIT, Renata Campos, pôde participar da formação do Samuel enquanto sua orientadora durante o mestrado na UNIVALE e conta com orgulho sobre o egresso. “Desde quando Samuel chegou na UNIVALE ele sabia que queria trabalhar com pessoas e promover a participação delas no processo do conhecimento. Poder apresentar para ele o conceito da ciência cidadã como uma possibilidade de pesquisa e ver que ele desenvolveu o seu mestrado e doutorado na área é extremamente gratificante para qualquer orientador”, comentou.
No desenvolvimento do seu doutorado, o eleito student champions explica que começará a trabalhar na parte prática da ciência cidadã: ir às escolas e testar o aplicativo produzido. E o egresso conta com muita empolgação sobre as possibilidades que a área proporciona.
“A ciência cidadã é uma área muito promissora, em que a ONU já reconheceu como uma ferramenta muito importante para alcançar os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável. Além disso, ela é uma peça fundamental para o envolvimento ativo de cidadãos comuns com a ciência, aumentando o conhecimento e promovendo a alfabetização científica. Na região do rio Doce, por exemplo, ela pode facilitar o monitoramento e a coleta de dados no projeto de recuperação do rio. Ela conquista tanto a sociedade, que se envolve e conhece mais sobre o fazer científico, quanto cientista, que se aproxima da sociedade e vê de perto o que de fato precisa ser estudado”, comentou Samuel.
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