PortugueseSpanishEnglish
Marca da Univale azul em fundo branco
Menu
Foto de apresentação do espetáculo Nosso Chão, do Teatro Universitário da Univale

Teatro Universitário da UNIVALE é destaque no maior festival de artes cênicas do Brasil

31 julho, 2025

Entre os dias 23 e 27 de julho de 2025, o projeto de extensão Teatro Universitário da UNIVALE participou da 23ª edição do Festival de Artes Cênicas de Conselheiro Lafaiete (Face), o maior festival de teatro do Brasil. Nesta edição, o evento reuniu 52 grupos e 67 espetáculos oriundos de diversas regiões do país, incluindo cidades de Minas Gerais a capitais como Recife, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia e Florianópolis. Entre todos os participantes, o Teatro Universitário da UNIVALE foi o único grupo universitário selecionado, o que já representa uma conquista significativa e simbólica: levar à cena nacional a produção artística e cultural do Leste de Minas Gerais por meio de uma universidade que aposta na cultura como campo de formação, ciência e transformação social.

O grupo embarcou para essa experiência com 18 estudantes de diferentes cursos da instituição. Para muitos deles, foi a primeira vez em um festival de grande porte. Foram dias intensos de apresentações, oficinas, debates e trocas, vividos com entrega e paixão pelo fazer teatral. A participação no festival rendeu ao grupo seis indicações em categorias de grande prestígio: Melhor Atriz (Karla Nascimento), Melhor Atriz Coadjuvante (Jhennyfer Gonçalves), Melhor Trilha Sonora, Melhor Cenário, Melhor Direção (Valdicélio Martins) e o tão almejado prêmio de Melhor Espetáculo.

Apesar de não ter conquistado os troféus finais, o grupo retorna a Governador Valadares com a certeza de que protagonizou momentos marcantes e foi reconhecido por sua força cênica, sensibilidade artística e compromisso coletivo. Como aponta a atriz Jhennyfer Gonçalves, egressa do curso de Pedagogia: “A gente sabe o que fez e fizemos lindo. E isso ninguém tira da gente”. E continua: “A entrega em cada cena, o cuidado nos bastidores, a coragem de quem estreou. O palco é nosso, com respeito e admiração uns pelos outros”.

O Teatro Universitário da UNIVALE tem se consolidado como uma experiência formativa e artística que transforma estudantes em atores e atrizes. Não são profissionais formados em teatro, mas jovens de diversas áreas do conhecimento que, por meio da extensão universitária, encontram no palco um lugar de expressão, pertencimento e diálogo com o mundo. Como afirma a atriz e professora do curso de pedagogia, Karla Nascimento:

“Viver a experiência do Face, o maior festival de artes cênicas do Brasil, foi emocionante, sobretudo junto com essa turma maravilhosa. O prêmio físico não veio, mas deixamos Lafaiete com o sentimento de que trouxemos conosco inúmeros outros prêmios de valor incomparável: a força do coletivo, a nossa união e nossa entrega em levar a outros vales a nossa história com tanta verdade e tanta beleza”.

A universidade, por meio do Teatro Universitário, cumpre seu papel de integrar ensino, pesquisa e extensão, aproximando a ciência da arte, o saber acadêmico da experiência sensível e política que o teatro possibilita. A presença da UNIVALE no Face 2025 confirma o compromisso institucional com a diversidade cultural, o acesso à arte e à formação humana integral. Como destaca a musicista, egressa do curso de Pedagogia e atualmente estudante do curso de Design Gráfico, Andrea Cecilia: “Nossa generosidade venceu e nos colocou em situação de assumir com responsabilidade todo o tempo de preparo. Isso não tem prêmio que pague. A arte que nos habita faz com que um seja tocado pelo outro”.

A atriz Kezia Sicutti, egressa do curso de Psicologia, reforça a dimensão subjetiva e transformadora da experiência teatral, ao afirmar: “O maior sinal de competência do enredo do nosso espetáculo é a capacidade de dar continuidade à história. Estamos conectados, unidos, evoluídos pelo processo natural, singelo e lapidado que a arte vem nos proporcionando. Mexendo respeitosamente em nossas emoções e nos guiando para os fluxos que cada um tem que seguir”.

O espetáculo apresentado, fruto de meses de ensaio, pesquisa, debate e trabalho coletivo, mostrou a potência da UNIVALE em produzir cultura com qualidade, compromisso estético e força poética. O musicista e estudante de Design Gráfico, Daniel Zalcman, sintetiza: “Celebramos o crescimento de cada uma, de cada um, de cada corpo que se entregou nesse processo. Seguimos, principalmente, porque levamos conosco o nosso chão, a nossa verdade e a certeza de que a arte que fazemos transforma”.

O reconhecimento por meio das indicações no festival reafirma que o Teatro Universitário não é apenas um lugar de ensaio e experimentação, mas um espaço legítimo de criação artística, de afirmação identitária e de transformação social. Um grupo que se fortalece em sua coletividade e que, como escreveu a musicista e estudante do curso de Pedagogia, Evenny Paixão, cada ator no palco “dançou abraçando a leveza, bebeu cessando uma sede de quem passa vidas em desertos secos de humanidade, cantou proferindo gritos que por tempos foram silenciados, e sentiu”.

O espetáculo apresentado, fruto de um ano de ensaio, pesquisa, debate e trabalho coletivo, mostrou a potência da UNIVALE em produzir cultura com qualidade, compromisso estético, ético e força poética. Como conclui Valdicélio Martins, professor do curso de Pedagogia, diretor da peça e coordenador do Teatro Universitário UNIVALE: “Obrigado à UNIVALE e à FPF, por acreditar na potência da integração dos diferentes saberes na universidade. Arte e ciência, pesquisa e extensão, história e teatro. A valorização da produção artística e a responsabilidade social da universidade”.

Com todas as indicações aos prêmios, o Teatro Universitário da UNIVALE voltou para casa com a certeza de que brilhou no maior palco do país. E, mais que isso, voltou maior: como grupo, como projeto, como universidade e como sonho compartilhado.

Veja as fotos do Teatro Universitário da UNIVALE em Conselheiro Lafaiete:

Gostou? Compartilhe!

Assine nossa newsletter


Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.

"*" indica campos obrigatórios

Nome*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Você também pode se interessar por:

Univale
UNIVALE
Cursos
Campus Armando Vieira

Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 – Vila Bretas, CEP: 35030-260, Governador Valadares/MG
(33) 3279-5200
Campus Antônio Rodrigues Coelho

Rua Israel Pinheiro, 2000 – Universitário, CEP: 35020-220, Governador Valadares/MG  
(33) 3279-5500Outros endereçosContatos
®Copyright 2000 – 2024 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91
magnifiercrossmenuchevron-down