univale lança novos cursos de pós-graduação

UNIVALE lança novos cursos de pós-graduação

22 julho, 2024

Inscrições estão abertas para especializações nas áreas da odontologia, educação, engenharias e arquitetura, tecnologia e gestão empresarial

A UNIVALE dará início ao segundo semestre letivo de 2024 com muitas novidades para quem busca se especializar e evoluir profissionalmente. São 7 cursos de pós-graduação com inscrições abertas, para diferentes públicos, incluindo três ofertas que são novidade na região: o MBA em Gestão Executiva de Alta Performance, e as especializações em Engenharia de Software e Inteligência Artificial Aplicada à Engenharia e Arquitetura.

Além dos três novos cursos, outras formações já tradicionais da universidade também têm inscrições abertas: na área da saúde, os cursos de Endodontia e Odontologia Hospitalar; e na área da educação, as formações em Psicopedagogia e Docência do Ensino Superior, que é aberta para profissionais de qualquer área.

“O público alvo desse curso é todo e qualquer profissional graduado. É um curso exatamente para preparar as pessoas formadas nas diversas áreas do conhecimento para atuarem como professores no ensino superior. É um mercado muito aberto, muito amplo, sobretudo para profissionais que vêm das outras áreas que não são da educação. Porque em geral são profissionais que não têm uma formação pedagógica, e esse curso vai justamente prepará-los para ingressar como docentes”, explica a professora Renata Grecco, que é coordenadora da pós-graduação em Docência do Ensino Superior.

Formações direcionadas para as tendências do futuro

Dentre os cursos que estão sendo lançados neste semestre, está o de Engenharia de Software, uma área interdisciplinar e altamente demandada no mercado atual. De acordo com o coordenador do curso, professor Herbert Costa, o curso permitirá que o aluno mergulhe no universo da Engenharia de Software moderna.

“Nosso aluno entenderá os pilares da agilidade, scrum, kanban, e o conceito de DevOps para a construção de softwares escaláveis, com o uso de microsserviços e big data. Aprenderá a transformar ideias em realidade com design thinking, business canvas, e conhecerá tecnologias inovadoras como machine learning aplicado no uso intensivo de dados”, explica. O professor ainda ressalta que, no mercado de trabalho atual, a demanda por engenheiros de software qualificados é enorme, com salários atrativos e oportunidades em empresas de ponta.

Outra novidade é a formação em Inteligência Artificial Aplicada à Engenharia e Arquitetura, uma pós-graduação que, de acordo com o coordenador, Hernani Santana, reflete a transformação digital e a inovação tecnológica que estão mudando essas áreas. “Os estudantes vão aprender a usar ferramentas de inteligência artificial para automação de tarefas repetitivas, análise preditiva ou simulação, aumentando a eficiência e a precisão de projetos”, explica. “Sem contar que a pós vai trabalhar a otimização de processos, tomada de decisão baseada em dados. Então tem um apelo muito grande para o que o mercado pede de um profissional hoje em dia”.

aluna da pós-graduação em Endodontia
Aluna da pós-graduação em Endodontia, em uma das clínicas da UNIVALE

Formações na área da Odontologia unem tradição e modernidade

O curso de Odontologia é um dos mais tradicionais da UNIVALE. Prestes a completar 50 anos de existência, a graduação já formou milhares de cirurgiões-dentistas que se destacam regional e nacionalmente. Essa mesma tradição se une ao que há de mais moderno nas ofertas de pós-graduação que têm como público alvo os profissionais da Odontologia.

Para o próximo semestre estão com inscrições abertas os cursos de Endodontia, coordenado pelo professor Luiz Felipe Nunes Moreira, e Odontologia Hospitalar, coordenado pelo professor Denis Talis Reis.

MBA em parceria com o Instituto Áquila

Outra novidade que vem agregar o leque de formações oferecidas pela instituição é o MBA em Gestão Executiva de Alta Performance. O curso é oferecido em parceria com a Escola de Gestão do Instituto Áquila, empresa internacional de consultoria, que se une à UNIVALE para proporcionar uma formação sólida e aprofundada em gestão, com corpo docente qualificado e experiências que prometem transformar e alavancar gestores de diferentes níveis.

Um dos grandes diferenciais do MBA são as imersões, que acontecem em formato presencial. Lorena Marques Arêdes, que é gerente financeira da Fundação Percival Farquhar, já teve a oportunidade de participar de uma das imersões, e recomenda. “A experiência imersiva permite que o gestor tenha uma visão macro da instituição na qual ele está inserido. A imersão do Áquila me permitiu aprender na prática o uso de ferramentas de gestão de pessoas e processos, e a parceria da UNIVALE com o instituto sem dúvida vai permitir que mais pessoas tenham essa oportunidade de aprendizado prático”, ressalta.

Para saber mais sobre os cursos de pós-graduação da UNIVALE e conhecer as condições de ingresso e pagamento, basta acessar a página univale.br/pos-graduacao