Quando começa a sua carreira?

Construção de carreira foi tema abordado pelo professor Omar Azevedo para alunos do terceiro ano do colégio Imaculada Conceição

Na manhã desta sexta-feira (29), a sala de aula da turma de terceiro ano do ensino médio do colégio Imaculada Conceição ficou bem diferente. Os alunos saíram da escola para passar um dia na universidade, conhecendo um pouco mais de perto a rotina que terão a partir do próximo ano. A turma foi recebida no auditório A da Univale pelo professor Omar Azevedo, coordenador do curso de Psicologia, que levantou um bate-papo sobre decisão de carreira. 

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Professor Omar Azevedo durante palestra. Imagem cedida pelo Colégio Imaculada Conceição.

Para abrir a conversa, o professor trouxe um questionamento: “quando começa a sua carreira? Será que ela já começou?”. Para o estudante Pedro Henrique, a carreira começa “a partir do momento que você começa a fazer suas próprias escolhas”. Já Maria Eduarda acredita que a carreira tem início quando decidimos qual é o nosso objetivo: “a carreira começa quando escolhemos onde queremos chegar. A partir daí eu vou trilhar um caminho, que é onde vai ser construída a minha carreira”. 

Ponto para os alunos. “A carreira começa quando descobrimos o que gostamos, o que fazemos bem, quais são as nossas habilidades. A sua pode ter começado aos 8 anos de idade, aos 12, mas ela com certeza já começou”, explicou o professor. Em seguida, o psicólogo também destacou que a carreira não é algo estático, não se cristaliza. “Mesmo que passemos 20 anos na mesma profissão, isso não quer dizer que estivemos sempre fazendo a mesma coisa. Nossa carreira está em constante evolução, porque o mundo está em constante mudança”. 

Para ilustrar, os alunos foram convidados a observar um famoso vídeo sobre a troca de pneus na Fórmula 1:

Os alunos ainda puderam refletir um pouco sobre os mitos e verdades que cercam o universo do trabalho, dentre outros assuntos levantados na primeira parte da manhã. Já no segundo momento, a turma se dividiu por áreas de interesse. 

Visita aos laboratórios e espaços dos cursos 

Como uma viagem no futuro, os estudantes puderam conferir de perto a rotina, desafios e infraestrutura que os aguarda na formação acadêmica e atuação profissional. Para viver esta experiência e compreender de fato os papéis e processos dos estudos, pesquisas, iniciações científicas e práticas, a turma se dividiu em quatro escolhas: Medicina, Psicologia, Comunicação e  Medicina Veterinária 

Visita do colégio
Imagem cedida pelo o Colégio Imaculada Conceição.

Os tours pelos laboratórios foram guiados por um professor de cada curso e os estudantes também puderam tirar dúvidas ao longo da visita. Quem optou por Medicina conheceu o laboratório de anatomia. A professora da graduação Elaine Sherrer, lembrou aos alunos “que antes de chegar aos estudos práticos, há muita leitura de artigos e teorias em geral.” Mas para a aluna e visitante Maria Luiza, não há obstáculos para os sonhos. “Quero Medicina há muito tempo. Já até pesquisei a área e gostei muito de neurologia”, comenta a futura estudante. Já o colega dela, o Pedro Henrique, ainda está se decidindo. “Tenho interesse na área, mas ainda estou pesquisando. A certeza é que meus pais me apoiam na escolha que eu fizer”. 

Os que escolheram Medicina Veterinária estiveram no laboratório anatômico do curso.  Já os estudantes que escolheram Psicologia, puderam conhecer o Serviço de Psicologia aplicada. E quem ainda não nem começou os estudos, mas já chegou deixando uma  marca registrada na universidade, foram os estudantes que escolheram os cursos de comunicação. Além de conhecer a rádio universitária, eles participaram de um podcast. 

rádio universitária
Rádio Universitária. Imagem cedida pelo o Colégio Imaculada Conceição.

Um dos professores da turma é o Maycon Gonçalves,  ele pontua que desde o 1º ano do ensino médio, o colégio desenvolve um programa para ajudar os alunos a descobrirem os talentos e profissões a serem seguidas. “Estar na universidade tendo a oportunidade  conhecer a realidade prática das profissões que eles escolheram é a finalização de um longo trabalho que vem sendo desenvolvido com os alunos.”

Laboratórios da UNIVALE recebem visita de alunos do colégio Presbiteriano

Seguindo a tradição de manter suas portas abertas para a comunidade, os laboratórios da UNIVALE recebem os alunso do Colégio Presbiteriano, de Governador Valadares

Por: Natalia Lima Amaral

Nesta manhã (02/12) a UNIVALE recebeu a visita da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Presbiteriano. Os alunos visitaram os laboratórios de Microbiologia, Embriologia, Anatomia e Citologia, tendo a oportunidade de experimentar na prática um pouco da vivência acadêmica que temos aqui no campus II.

No Laboratório de Citologia, por exemplo, eles realizaram o teste de tipagem sanguínea com a professora Elaine Scherrer, que é bióloga e professora do curso de Medicina da UNIVALE. O aluno Fabrini Bacelar Tardani gostou bastante da visita. Ele quer ser médico, e uma das suas motivações para a escolha do curso é o desejo de ajudar as pessoas. As visitas têm como objetivo não só mostrar um pouco da rotina na universidade, mas também auxiliar os alunos do ensino médio na escolha da graduação.

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Alunos acompanhados do professor Nilson Sousa Ferreira, no Laboratório de Anatomia - Imagem: Ascorg

Professor(a) e diretor(a), quer trazer seus alunos para conhecer os laboratórios da UNIVALE? Envie um e-mail para marketing@univale.br, ou entre em contato pelo telefone 3279-5547.

Curso de Pedagogia realiza ações de desenvolvimento da linguagem com alunos de escolas públicas

Atividades são direcionadas para estudantes do quinto ano de duas escolas parceiras

Com o objetivo de desenvolver habilidades relacionadas à leitura, interpretação e produção de textos, as alunas do sexto período do curso de Pedagogia da Univale, sob orientação da professora Elizabete Aparecida de Carvalho, criaram o projeto “Compreensão leitora: diálogo com diferentes tipos de linguagens”, que é voltado para alunos matriculados no quinto ano do ensino fundamental. 

O projeto está em andamento em duas escolas públicas de Governador Valadares: a Escola Municipal Padre Eulálio Lafuente Elorz, e a Escola Estadual Rotary Club. Trata-se de uma atividade de extensão do curso, que visa ampliar nos alunos do ensino fundamental a capacidade de correlacionar os diversos tipos de linguagens que utilizamos para nos comunicar e o conhecimento de mundo.

As futuras pedagogas organizaram as atividades levando em consideração o nível de letramento dos estudantes, observando os objetos de conhecimento e as habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC/2018) — cada grupo de alunas organizou uma atividade contemplando um gênero textual. Dessa forma, as atividades do projeto contribuem também para a formação das estudantes do curso de Pedagogia.

Todas as atividades incluem uma tarefa de texto, cujo objetivo é contribuir para que cada estudante consiga se apropriar e dominar o sistema de escrita de maneira articulada. Dessa forma, as atividades proporcionam aos estudantes experiências que contribuem para a ampliação dos letramentos, de forma a possibilitar a participação significativa e crítica nas diversas práticas sociais permeadas pela oralidade, pela escrita e por outras linguagens.  

Visita guiada com alunos da Escola Abílio Rodrigues Patto

Priorizando a área de Saúde, os alunos da Escola Abílio Rodrigues Patto visitaram os laboratórios de Anatomia, de Lesões, de Fundamentos de Enfermagem e de Habilidades Médicas

Na última terça-feira, 22 de outubro, a Univale recebeu alunos do 1° e 3° do ensino médio da Escola Estadual Abílio Rodrigues Patto para uma visita pelo campus. A intenção era mostrar aos estudantes, que ainda não sei decidiram qual profissão seguir, um pouco dos cursos da área da Saúde ofertado na instituição.

A opção por conhecer a área da Saúde se deu porque os alunos possuem o conteúdo de Primeiros Socorros no currículo e queriam vivenciar na prática, o que veem na teoria. Para isso, eles visitaram os laboratórios de Anatomia, de Lesões, de Fundamentos de Enfermagem e de Habilidades Médicas.

Alunos da Escola Abílio Rodrigues Patto em frente ao Ambulatório Escola, no campus II da Univale

De acordo com a professora do curso de Enfermagem, Aline Valéria, que acompanhou a visita, a finalidade foi agregar conhecimentos práticos ao jovem aluno da Escola Abílio Rodrigues Patto, uma vez que o campo prático aplicado para adolescentes torna-se mais atrativo e dinâmico.

“Eles queriam identificar de perto um pouco da anatomia humana, o que irá contribuir com o aprendizado e vivências com situações de emergência. Além de possibilitar ao jovem o contato próximo com a academia, possibilitando resoluções de conflitos na escolha da profissão”.

Alunos da Escola Abílio Rodrigues Patto dentro de uma das instalações no campus II da Univale

Alunos de Enfermagem realizam ação em escola pública sobre sexualidade

Ação acontece semestralmente e faz parte do projeto “Educação e Saúde na Escola”, desenvolvido pelo curso de Enfermagem em escolas públicas

Na última quarta-feira, 2 de outubro, os alunos do 5º período do curso de Enfermagem, sob supervisão do professor Micael Alves, realizaram uma intervenção de educação em saúde sobre infecções sexualmente transmissíveis e sexualidade, na Escola Estadual Israel Pinheiro.

Estudantes de Enfermagem falam sobre sexualidade e infecções sexualmente transmissíveis com alunos da Escola Estadual Israel Pinheiro

A atividade faz parte da disciplina Integração Educação em Saúde I, ministrada por Micael, e envolveu alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio, com o objetivo de integrar os acadêmicos aos espaços de prática e atuação do Enfermeiro, desenvolver habilidade de educar o público adolescente sobre a saúde e sexualidade.

Durante a aula, os alunos fizeram um diagnóstico situacional que será usado para intervenções educativas até o próximo ano em parceria com o curso de Psicologia da Univale.

A ação acontece semestralmente e faz parte do projeto “Educação e Saúde na Escola”, desenvolvido pelo curso de Enfermagem em escolas públicas. Essa é a primeira atividade de um ciclo que prevê outras três, ainda neste semestre.