Foto dos professores André Rodrigues e Luciano Souto, do curso de Direito, com o aluno Mateus Martins Ribeiro

Estudante de Direito apresentará pesquisa no 24º Congresso Nacional de Iniciação Científica

16 outubro, 2024

Trabalho de aluno do 7º período de Direito aborda gestão de conflitos e sistema multiportas de acesso à justiça

O acadêmico Mateus Martins Ribeiro, do 7º período do curso de Direito da UNIVALE, teve um trabalho científico selecionado para apresentação na 24ª edição do Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic), que acontecerá em São Paulo, entre os dias 5 e 8 de novembro. Após apresentação oral da pesquisa, o texto será publicado nos anais do evento.

Organizado anualmente pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior (Semesp), o Conic é considerado o maior evento de iniciação científica do Brasil. O congresso reúne estudantes universitários brasileiros e estrangeiros, permitindo a socialização de pesquisas, a identificação de talentos e o estímulo à produção de conteúdo científico por meio do exercício da criatividade e do conhecimento adquirido nas universidades.

O trabalho aprovado aborda “a eficácia da gestão de conflitos e justiça multiportas: a atuação do Cejusc – Centro Judiciário de Solução de Conflitos”, e foi desenvolvido sob a orientação do professor Luciano Souto.

O estudante Mateus Martins Ribeiro também é supervisor de Posto de Atendimento Pré-processual no Cejusc em Governador Valadares, além de conciliador judicial em formação. Ele explica que a pesquisa realizada demonstra que a justiça multiportas pode ser mais eficaz que a decisão judicial tradicional, apoiada por dados do Cejusc e pela abordagem colaborativa da mediação. “Agradeço primeiramente a Deus por essa conquista no Conic-Semesp. Também sou grato à UNIVALE, especificamente ao curso de Direito e ao meu orientador, Luciano Souto, por seu apoio e orientações essenciais. Esta aprovação é uma grande honra”, afirmou o aluno.

O professor Luciano Souto, orientador do trabalho, comemora a aprovação para apresentação no evento nacional. “Alegra-nos sobremaneira celebrar a seleção deste valoroso trabalho para apresentação nesse prestigiado congresso, que conta com reconhecimento nacional. Eventos dessa natureza despertam a vocação dos universitários para os campos científicos, incentivando talentos potenciais mediante a participação em projetos de iniciação científica. Nesse sentido, a atuação da universidade contribui sobremaneira para o desenvolvimento da sociedade”, afirmou o docente.

O coordenador do curso de Direito da UNIVALE, professor André Rodrigues, comentou acerca da aprovação do trabalho e destacou a importância da participação do estudante no evento: “É com grande satisfação que celebramos a aprovação do trabalho do estudante Mateus Martins Ribeiro no 24º Conic, o maior evento de iniciação científica do país. Essa conquista demonstra não apenas a dedicação e competência do Mateus, mas também o compromisso da UNIVALE e do curso de Direito em promover a pesquisa acadêmica de qualidade”.

André ressalta ainda que a participação de um estudante da universidade em um evento desse porte é uma oportunidade ímpar de aprendizado, troca de experiências e crescimento pessoal e profissional. “Tenho certeza de que essa trajetória será inspiradora para outros alunos e reforçará a importância da ciência na construção de um sistema de justiça mais acessível e eficaz. Parabenizo o Mateus e o professor Luciano Souto por essa conquista e desejo sucesso na apresentação em São Paulo. Destaco ainda que recentemente a instituição, através do curso de Direito, encaminhou uma proposta de mestrado em Gestão de Conflitos para aprovação junto à Capes, e tal publicação fortalece ainda mais a necessidade de um programa na área”, acrescentou o coordenador.

Rua Israel Pinheiro, 2000 – Universitário, CEP: 35020-220, Governador Valadares/MG
(33) 3279-5500Outros endereçosContatos