Os cursos do Núcleo da Saúde da UNIVALE tiveram sua aula magna na quarta-feira (20), discutindo o atendimento a minorias – o assunto foi escolhido por abordar a igualdade étnico-racial, tema transversal que a universidade trabalhará em seus cursos ao longo deste semestre. O convidado para a aula magna foi o advogado Washington Fabri, presidente da Comissão Estadual de Diversidade Sexual e de Gênero da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e especialista em direitos LGBTs e direitos das famílias.
Na palestra, intitulada “Compliance em diversidade e minorias: como a não atenção às leis interferem diretamente no trabalho do profissional de saúde, liberal, das instituições públicas e das empresas privadas”, o advogado destacou que a formação profissional deve ser voltada para a atuação com ética e respeito, e que a qualificação para atuar com populações vulneráveis dará um maior preparo para os alunos da UNIVALE no mercado de trabalho.
“A UNIVALE está sempre inovando, trabalhando temas atuais e que são dores da sociedade. A gente falar sobre questões raciais, sobre diversidade e sobre minorias, para os alunos dos cursos da Saúde, e futuros profissionais, é qualificá-los para o mercado de trabalho. Para que eles possam atender com empatia todos os tipos de público, todas as pessoas. E com o máximo de profissionalismo, com atenção às leis, com respeito e com convivência com a sociedade e até com o próprio conselho de cada categoria”, afirmou Washington.
A aula magna foi voltada para os cursos de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional. “A palestra é muito importante para a gente, porque vai desmistificar como atender os nossos pacientes, sejam eles de qualquer cor, raça ou sexualidade. A gente vai aprender como tratar cada um. E a palestra também é oportunidade de networking com nossos futuros colegas dentistas”, comentou o estudante de Odontologia, Gabriel Lima.
Aluna de Enfermagem, Lívia Alves acredita que o conteúdo da aula permitirá que os alunos da UNIVALE, quando estiverem no mercado de trabalho, ofereçam um melhor atendimento aos pacientes. “Como futuros profissionais da saúde, é importante que a gente atenda todas as classes dos nossos futuros pacientes. É importante também que a gente entenda as dificuldades que eles trazem para a gente, quais os problemas. A gente precisa entender esse contexto e como funciona o mundo ao nosso redor, furando a bolha. Essa palestra pode auxiliar nisso, para que sejamos melhores profissionais ao atender esses pacientes”, disse Lívia.