PortugueseSpanishEnglish
qr-code e-mec
imagem e-mec
Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC
univale
Menu
Mestranda em Gestão Integrada do Território, Ananda Moura, participando do Congresso de Estudos Brasileiros da Brazilian Studies Association (Brasa)

Mestranda participa de Congresso de Estudos Brasileiros, nos EUA

07 maio, 2024

A Brazilian Studies Association (Brasa) é composta por um grupo interdisciplinar de acadêmicos que promovem estudos sobre o Brasil em diversas áreas, com destaque às ciências humanas e sociais. Realizado pela entidade a cada dois anos, a edição mais recente do Congresso de Estudos Brasileiros aconteceu entre os dias 3 e 6 de abril deste ano, na San Diego State University, em San Diego, no estado norte-americano da Califórnia. A UNIVALE foi representada com a participação da mestranda em Gestão Integrada do Território (GIT), Ananda Moura.

A pesquisa de Ananda no GIT, sobre o recorte étnico-racial na relação do saber entre jovens adolescentes em conflito com a lei, está ligada ao Núcleo Interdisciplinar de Educação, Saúde e Direitos (Niesd). Ela avalia que a experiência de acompanhar um congresso no exterior sobre o Brasil pode enriquecer muito o estudo realizado no mestrado da UNIVALE.

Congresso de Estudos Brasileiros da Brazilian Studies Association (Brasa)

“É um congresso interdisciplinar com discussões sobre vários temas relacionados ao Brasil, incluindo reforma agrária, racismo e posicionamento da mulher no mercado de trabalho. O Congresso da Brasa foi bem diversificado, com pesquisadores do mundo inteiro, e bilíngue, com muitos debates em português mesmo. Acompanhei as discussões com o recorte do racismo que, embora seja um assunto muito falado, ainda é pobre em material para estudar. A participação no congresso foi muito boa para o recorte da minha pesquisa, consegui ampliar minha visão e fiz muito networking, com troca de informações”, disse Ananda.

Debate étnico-racial no Congresso da Brasa

A experiência de discutir questões brasileiras no Congresso da Brasa também com o olhar de pesquisadores estrangeiros, para a mestranda, contribuiu para perceber novas perspectivas sobre o debate étnico-racial, comparando como o tema é abordado fora do país.

“A gente não consegue ver as leis sendo aplicadas como deveriam ser. Deveria ser um direito natural, e não algo que precisasse ser cobrado. Tive uma visão completamente diferente dos Estados Unidos, fiquei surpresa com a importância que eles dão ao tema. As pessoas precisam entender, e tem que ter voz mesmo. Participar do Congresso da Brasa me ajudou a entender que essas coisas não acontecem só agora. Já aconteciam antes, mas hoje isso é mais discutido, e a tendência é aumentar. Isso tem que ser falado”, avaliou.

Formada em Engenharia de Produção e em Matemática, Ananda cursou pós-graduação em Logística Empresarial e tem experiência como professora no Sistema Socioeducativo, onde deu aulas para adolescentes em conflito com a lei. O ingresso no mestrado é o caminho que ela deseja traçar para realizar o objetivo de lecionar no ensino superior. “Aí veio o GIT, que me faz ‘pensar fora da caixinha’. Nosso pensamento vai só se ampliando, aprendendo cada vez mais. O mestrado faz entender melhor como acontece o preconceito, e minha dissertação foi se direcionando para isso, por causa da minha experiência no Sistema Socioeducativo”, afirmou a mestranda.

Ananda Moura, mestranda do GIT, em evento do Congresso de Estudos Brasileiros da Brazilian Studies Association (Brasa)
Gostou? Compartilhe...

Assine nossa newsletter


Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.

"*" indica campos obrigatórios

Nome*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Você também pode se interessar por:

Univale
UNIVALE
Cursos
Campus Armando Vieira

Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 – Vila Bretas, CEP: 35030-260, Governador Valadares/MG
(33) 3279-5200
Campus Antônio Rodrigues Coelho

Rua Israel Pinheiro, 2000 – Universitário, CEP: 35020-220, Governador Valadares/MG (33) 3279-5500 
Outros endereçosContatos
®Copyright 2000 – 2024 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91
magnifiercrossmenuchevron-down