Grupo de pessoas trabalhando com computadores e gráficos. Foto ilustrativa, simbolizando gestão de projetos

Gestão de projetos é tema de palestra para alunos de Sistemas de Informação

26 março, 2024

Alunos de todos os períodos do curso de Sistemas de Informação da UNIVALE terão uma palestra sobre gestão de projetos. O encontro será virtual, pela plataforma Google Meet, a partir das 19h da terça-feira (2 de abril). A palestra, intitulada “Abordagens ágeis para a gestão de projetos complexos de desenvolvimento de softwares: uma aplicação prática”, será ministrada pela professora Marcella Rocha.

Rossana Cristina Ribeiro Morais
Professora Rossana Cristina Ribeiro Morais

De acordo com a coordenadora do curso, professora Rossana Cristina Ribeiro Morais, a palestra abordará metodologias que podem dar agilidade à gestão de projetos, proporcionando como resultado um software mais assertivo, e entregue com mais rapidez. “Em cada etapa de desenvolvimento, em cada etapa do projeto, os usuários são envolvidos no processo. Então, com isso, eles conseguem fazer correções, caso necessário, mais rapidamente. O objetivo é fazer alguma mudança no projeto de uma forma mais rápida, diferente de outras metodologias de projeto”, frisou a coordenadora.

Rossana salienta que o tema é extremamente importante para os profissionais da área de tecnologia, porque a maioria das empresas adota essas metodologias para o desenvolvimento de softwares. A palestra, ela acrescenta, tratará do desenvolvimento de softwares complexos.

“Por ser uma metodologia mais assertiva para a entrega do produto final, é mais produtiva. É extremamente importante que os alunos do curso de Sistemas de Informação tenham esse conhecimento e entendam como se aborda esses métodos ágeis na prática, para desenvolvimento de software. E a palestra será sobre desenvolvimento de softwares complexos. São softwares maiores e que têm uma abordagem de integração de módulos maiores. Os alunos vão poder vivenciar isso e entender um pouco da aplicação dessa metodologia ágil no desenvolvimento desse tipo de software”, afirmou a professora.

Sobre a palestrante em gestão de projetos

Marcella Rocha se apresenta como uma apaixonada por Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). É doutora em Inovação Tecnológica, com ênfase em Metodologias Híbridas para Gestão de Projetos Complexos, pela UFMG. Também é mestra em Engenharia de Materiais e Cientista de Alimentos pela UFOP. No CIT/SENAI, já liderou o desenvolvimento de mais de 40 projetos de pesquisa aplicada, para atender a indústria de alimentos, e atualmente atua como coordenadora da área para desenvolver softwares que apoiam a tomada de decisão e contribuem com a solução de problemas complexos em diferentes horizontes de planejamentos, em mercados nacionais e internacionais.