PortugueseSpanishEnglish
qr-code e-mec
imagem e-mec
Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC
Marca da Univale azul em fundo branco
Menu
Reunião com integrantes do Observatório Interdisciplinar do Território (Obit), laboratório de pesquisas ligado ao mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT)

Observatório da UNIVALE planeja pesquisas e ações para 2024

18 março, 2024

Docentes e estudantes que integram o Observatório Interdisciplinar do Território (Obit), laboratório de pesquisas ligado ao mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT), da UNIVALE, se reuniram na sexta-feira (15) para planejar a execução de projetos e ações em 2024. Estiveram presentes os seis docentes e 11 discentes, do mestrado e também da graduação.

Solcha professor Bruno Capilé
Professor Bruno Capilé

A reunião começou com a apresentação de todos os integrantes presentes e das intenções de pesquisa dos mestrandos. Em seguida, o coordenador do Observatório, professor Bruno Capilé, falou sobre projetos orientados por ele que recebem financiamento externo e são voltados para o Rio Doce.

“Além do andamento dos projetos, como o site Vozes do Rio, com documentos e depoimentos sobre o Rio Doce, teve também uma proposta de buscar estratégias de maior aproximação institucional com a Agência de Águas de nossa bacia, a Agedoce, e com o Comitê de Bacias do Doce, o CBH-Doce. O mestrando Edilson Faria Lima trabalha na Agedoce e propôs uma série de podcasts com os principais agentes da bacia, da Agência e do Comitê”, detalhou Bruno.

Finalizando o encontro entre integrantes do Observatório, o Parque Estadual do Rio Doce (Perd) esteve no centro das atenções. “Aqui foi debatido e deliberado sobre o último projeto financiado pelo CNPq, ‘História Ambiental do Parque Estadual do Rio Doce: dinâmicas territoriais e a conservação da biodiversidade’, coordenado pelo professor Haruf Espindola. Junto a este projeto tem outro, coordenado pela professora Renata Campos, também com financiamento”, acrescentou o coordenador do Obit.

Haruf Salmen Espíndola
Professor Haruf Salmen Espíndola

Para o professor Haruf, que também é o coordenador do GIT, o encontro do Observatório foi uma oportunidade de interação e trocas de experiências entre alunos e docentes, pensando também na produção conjunta de publicações. “Sobre o projeto, o Parque faz 80 anos em 2024, e é um dos mais importantes parques do país, e o mais importante de Minas Gerais, sendo fundamental para a preservação da biodiversidade da Mata Atlântica”, destacou, lembrando também que no ano passado a UNIVALE TV publicou um documentário em que registra a biodiversidade do bioma Mata Atlântica na região, e o Perd foi um dos locais retratados.

Observatório organiza Seminário do Parque Estadual do Rio Doce

O encontro do Observatório ainda teve a deliberação de formar uma comissão para organizar o Seminário Integrado do Parque Estadual do Rio Doce, que ocorrerá na primeira semana de julho, como parte de um projeto financiado pela Fapemig e coordenado pela professora Renata Campos. Para a ocasião, será produzido um e-book.

Renata Campos
Professora Renata Campos

“O seminário acontecerá em julho e será realizado pelo grupo envolvido no projeto Dinâmicas e Conflitos na região de inserção do Perd. O evento contará com professores da UNIVALE e parceiros de outras instituições que pesquisam nesta área. O projeto de pesquisa envolve professores e estudantes do Obit e de outros laboratórios do GIT, como o Niesd e o Neder. Trata-se de um projeto que está em sua fase final e que resultou em dissertações e outros trabalhos, que serão apresentados no seminário e publicados na forma de e-book. Como o Obit é um laboratório com muitos participantes, o encontro [do dia 15] foi um momento muito importante para a integração dos participantes e alinhamento das propostas de ações de cada um”, avaliou a professora Renata.

Gostou? Compartilhe...

Assine nossa newsletter


Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.

"*" indica campos obrigatórios

Nome*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Você também pode se interessar por:

Univale
UNIVALE
Cursos
Campus Armando Vieira

Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 – Vila Bretas, CEP: 35030-260, Governador Valadares/MG
(33) 3279-5200
Campus Antônio Rodrigues Coelho

Rua Israel Pinheiro, 2000 – Universitário, CEP: 35020-220, Governador Valadares/MG  
(33) 3279-5500Outros endereçosContatos
®Copyright 2000 – 2024 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91
magnifiercrossmenuchevron-down