Captura de tela da reunião on-line do Seminário de Atualização em Gestão Cultural Integrada do Território

Professores do mestrado participam de seminário de atualização em Gestão Cultural Integrada do Território

09 outubro, 2024

Seminário teve primeira reunião realizada de forma remota, outros três encontros complementarão os debates de aperfeiçoamento do corpo docente do GIT

Os professores do mestrado da UNIVALE participaram do primeiro de quatro encontros do Seminário de Atualização em Gestão Cultural Integrada do Território. A capacitação foi ministrada pelo professor luso-holandês Luiz Miguel Oosterbeek, do Instituto Politécnico de Tomar, em Portugal, e que colabora com a UNIVALE desde o processo de formação do programa de pós-graduação interdisciplinar em Gestão Integrada do Território (GIT), que completou 15 anos em 2024.

A primeira reunião do seminário aconteceu na sexta-feira (4), de forma remota. Na pauta do encontro, debates sobre conceito, histórico e dinâmicas internacionais associadas à práxis de gestão cultural integrada do território, incluindo evolução de paradigmas, debates acadêmicos e na sociedade, exemplos de projetos, produção teórica e instituições fundamentais.

Conforme o coordenador do GIT, professor Haruf Salmen Espíndola, a capacitação é um processo de formação continuada para, de forma interdisciplinar, aperfeiçoar o corpo docente do mestrado. “É um Seminário de Atualização em Gestão Integrada do Território e, ao mesmo tempo, um processo de compartilhamento de conhecimento, de diálogo interdisciplinar entre todos os professores, para podermos avançar. E também para aperfeiçoar a nossa atuação dentro da área de conhecimento das linhas de pesquisa, de forma integrada e de forma compartilhada”, disse o coordenador.

Haruf apontou ainda que a própria noção de Gestão Integrada do Território exige esse compartilhamento interdisciplinar, e destacou a importância do professor luso-holandês para a implementação e para o aprimoramento do programa de mestrado na UNIVALE.

“O professor Luiz Oosterbeek tem uma larga experiência e é um parceiro do GIT desde que se começou a elaborar a proposta inicial do mestrado, em 2005. Durante 2005 e 2006 nós fizemos vários trabalhos de formação com o professor Luiz Oosterbeek. Nós sempre estamos trabalhando a formação continuada, para fortalecer a interação interdisciplinar do corpo docente. E isso é algo que se exige na própria área de concentração do programa em estudos territoriais e na própria proposta do programa em Gestão Integrada do Território”, salientou.

O próximo encontro do Seminário de Atualização em Gestão Cultural Integrada do Território será em 29 de novembro, novamente em sessão on-line. Em fevereiro de 2025 o Seminário de Atualização se encerra com duas sessões presenciais, nos dias 10 e 11.

Rua Israel Pinheiro, 2000 – Universitário, CEP: 35020-220, Governador Valadares/MG
(33) 3279-5500Outros endereçosContatos