A Reitora da Univale, professora Lissandra Lopes Coelho Rocha, recebeu representantes do Consulado Americano dos Estados Unidos no Rio de Janeiro e da Embaixada Americana em Brasília para uma reunião, na manhã desta quarta-feira, 23 de outubro. Entre as pautas discutidas, eles destacaram a possibilidade de uma parceria para a realização de uma feira internacionalizada, oferecendo assessoria aos interessados em obter visto americano.
De acordo com o cônsul Ryan Quinn, eles ficarão em Governador Valadares durante três dias para conhecer a cidade e os munícipios vizinhos. O objetivo da visita é entender o comércio, a economia local e o porquê dos processos migratórios de quem mora nessa região, uma vez que o índice de migração identificados é bem alto.
“Queremos entender as condições aqui, colher informações e compartilhar com nossos colegas para proporcionar melhores situações na hora da solicitação de vistos. Geralmente nós priorizamos situações legítimas de viagens para os Estados Unidos, como intercâmbios, negócios. Por isso estamos conversando com pessoas aqui para entender como são as demandas daqui”.
A Univale mantém uma linha de pesquisa sobre os processos migratórios já há alguns anos e integrou a lista de locais visitados por eles. Durante a reunião os representantes ressaltaram as diversas possibilidades de vistos para estudantes e intercambistas. Segundo a Reitora da Univale, professora Lissandra, é muito importante recebe-los na instituição porque traz informações, esclarece dúvidas e estreita os laços.
“Com essas visitas eles vêm buscando estreitar os laços e, mais do que isso, eles vêm trazer para a universidade as informações corretas de como fazer intercâmbio e conseguir o visto, desburocratizando essa situação. É extremamente importante essa troca de experiências e de informações que estamos tendo”.
Durante o encontro, além das informações compartilhadas, ficou acordado com a Universidade a previsão para a realização de uma feira de internacionalização com a presença de representantes do Consulado e da Embaixada, para prestar assessoria aos alunos da Univale quanto a obtenção do visto americano e os intercâmbios disponíveis para estudantes.
“A perspectiva é que a gente organize uma feira de internacionalização, não apenas com representantes dos Estados Unidos, mas de consulados e embaixadas de outros países, para que os alunos possam compreender como fazer um intercâmbio ou como realmente buscar conhecimentos além-fronteiras”, explicou a Reitora.
Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.
"*" indica campos obrigatórios