No dia 30 de outubro aconteceu um encontro entre a equipe pedagógica e docentes da Escola Municipal Ivo de Tassis, localizada no bairro Turmalina, e pesquisadoras da UNIVALE, vinculadas ao projeto “Conversando com a Cidade: Cartografia dos Territórios Educativos em 03 Bairros de Governador Valadares”, para o lançamento e apresentação do e-book de pesquisa "Conversando com a cidade – Cartografias no Bairro Turmalina, Governador Valadares – MG: Territórios vividos e territórios educativos".
Participaram do encontro a bolsista de iniciação científica, Ana Luiza Martins; egressas do mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT) da UNIVALE, Andrea Moreno e Eloisa Almeida; a egressa do GIT e docente do curso de Pedagogia, Karla Nascimento de Almeida; docentes do GIT – Maria Celeste Souza e Maria Terezinha Vilarino; e a professora Cristiana Guimarães (IFMG/GV) que integra a equipe de pesquisa
A professora Celeste destaca que o encontro foi uma oportunidade de reflexões e trocas enriquecedoras, com foco em compartilhar o percurso metodológico e a construção desse material digital, que foi produzido junto com professores e estudantes do 9º ano ao longo de um ano, através de oficinas, caminhadas no bairro, rodas de conversa, revisão e produção de textos.
A proposta deste lançamento do e-book “Conversando com a Cidade” junto à comunidade escolar é um retorno da pesquisa e foi, também, oportunidade de proporcionar uma visão mais ampliada sobre o trabalho de pesquisa cartográfica e a metodologia aplicada. Essa abordagem, que permite uma exploração detalhada dos bairros e suas nuances, foi desenvolvida para gerar uma conexão maior de estudantes com o ambiente em que vivem.
As pesquisadoras envolvidas destacaram que a metodologia cartográfica no e-book “Conversando com a Cidade” permite não apenas conhecer o bairro, mas também incentiva uma dinâmica de pertencimento, promovendo diálogos sobre identidade, memória e as experiências locais. Durante o encontro, as pesquisadoras explicaram como o mapeamento do bairro e a análise das características culturais e históricas possibilitam uma nova forma de aprendizado, que vai além das fronteiras da sala de aula. Essa técnica estimula os alunos a reconhecerem suas histórias e relações com o local em que vivem, promovendo um senso de pertencimento.
A egressa do GIT, Andrea Moreno, destaca: “O envolvimento de jovens no processo foi fundamental para nossa pesquisa. Ao mesmo tempo, gostaria de destacar que as pesquisas desenvolvidas na UNIVALE estão sempre atentas a discutir questões territoriais como educação, vulnerabilidade, violência, identidade, sustentabilidade, saúde, direitos, entre outras. Gosto de me envolver neste tipo de pesquisa e participo também de outro projeto, ‘Relação com o saber e a escola: estudos com jovens em situação de conflito escolar na capital e interior mineiro’, justamente porque nossa universidade e seus pesquisadores e pesquisadoras estão comprometidos com nossa cidade, e neste caso a ajudar a pensar o trinômio juventude, violência e escola”.
O lançamento do e-book na Escola Ivo de Tassis é mais uma etapa deste projeto transformador que, ao integrar os saberes acadêmicos com a vivência escolar, fortalece a valorização do espaço e da identidade local. A pesquisa, intitulada “Conversando com a Cidade: Cartografia de Territórios Educativos em Bairros de Governador Valadares”, foi realizada com o apoio da Fapemig e da FPF/UNIVALE, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Governador Valadares, e faz parte das atividades do Núcleo Interdisciplinar Educação, Saúde e Direitos (Niesd), laboratório do GIT.
Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.
"*" indica campos obrigatórios