Reunião com integrantes do Observatório Interdisciplinar do Território (Obit), laboratório de pesquisas ligado ao mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT)

Observatório da UNIVALE planeja pesquisas e ações para 2024

18 março, 2024

Docentes e estudantes que integram o Observatório Interdisciplinar do Território (Obit), laboratório de pesquisas ligado ao mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT), da UNIVALE, se reuniram na sexta-feira (15) para planejar a execução de projetos e ações em 2024. Estiveram presentes os seis docentes e 11 discentes, do mestrado e também da graduação.

Solcha professor Bruno Capilé
Professor Bruno Capilé

A reunião começou com a apresentação de todos os integrantes presentes e das intenções de pesquisa dos mestrandos. Em seguida, o coordenador do Observatório, professor Bruno Capilé, falou sobre projetos orientados por ele que recebem financiamento externo e são voltados para o Rio Doce.

“Além do andamento dos projetos, como o site Vozes do Rio, com documentos e depoimentos sobre o Rio Doce, teve também uma proposta de buscar estratégias de maior aproximação institucional com a Agência de Águas de nossa bacia, a Agedoce, e com o Comitê de Bacias do Doce, o CBH-Doce. O mestrando Edilson Faria Lima trabalha na Agedoce e propôs uma série de podcasts com os principais agentes da bacia, da Agência e do Comitê”, detalhou Bruno.

Finalizando o encontro entre integrantes do Observatório, o Parque Estadual do Rio Doce (Perd) esteve no centro das atenções. “Aqui foi debatido e deliberado sobre o último projeto financiado pelo CNPq, ‘História Ambiental do Parque Estadual do Rio Doce: dinâmicas territoriais e a conservação da biodiversidade’, coordenado pelo professor Haruf Espindola. Junto a este projeto tem outro, coordenado pela professora Renata Campos, também com financiamento”, acrescentou o coordenador do Obit.

Haruf Salmen Espíndola
Professor Haruf Salmen Espíndola

Para o professor Haruf, que também é o coordenador do GIT, o encontro do Observatório foi uma oportunidade de interação e trocas de experiências entre alunos e docentes, pensando também na produção conjunta de publicações. “Sobre o projeto, o Parque faz 80 anos em 2024, e é um dos mais importantes parques do país, e o mais importante de Minas Gerais, sendo fundamental para a preservação da biodiversidade da Mata Atlântica”, destacou, lembrando também que no ano passado a UNIVALE TV publicou um documentário em que registra a biodiversidade do bioma Mata Atlântica na região, e o Perd foi um dos locais retratados.

Observatório organiza Seminário do Parque Estadual do Rio Doce

O encontro do Observatório ainda teve a deliberação de formar uma comissão para organizar o Seminário Integrado do Parque Estadual do Rio Doce, que ocorrerá na primeira semana de julho, como parte de um projeto financiado pela Fapemig e coordenado pela professora Renata Campos. Para a ocasião, será produzido um e-book.

Renata Campos
Professora Renata Campos

“O seminário acontecerá em julho e será realizado pelo grupo envolvido no projeto Dinâmicas e Conflitos na região de inserção do Perd. O evento contará com professores da UNIVALE e parceiros de outras instituições que pesquisam nesta área. O projeto de pesquisa envolve professores e estudantes do Obit e de outros laboratórios do GIT, como o Niesd e o Neder. Trata-se de um projeto que está em sua fase final e que resultou em dissertações e outros trabalhos, que serão apresentados no seminário e publicados na forma de e-book. Como o Obit é um laboratório com muitos participantes, o encontro [do dia 15] foi um momento muito importante para a integração dos participantes e alinhamento das propostas de ações de cada um”, avaliou a professora Renata.